Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

OLHAR O PASSADO COM OS PÉS NO PRESENTE: FREI SILVÉRIO E O BEATO FREI TITO BRANDSMA

Jornalista com diploma, Frei Silvério (Foto), demonstrou sempre admiração pelo Beato Tito Brandsma, Jornalista Mártir; o artigo que vamos ler foi escrito em março de 1960.  E Imprensa vem sempre com maiúscula.

ATUALIDADE DE UM EXEMPLO
Frei Silvério de Lucena Ruas, Convento do Carmo, Belo Horizonte-MG. 1960.

"Amei aqueles que foram tão fortes e tão iluminados que pareciam criar ao seu redor um mundo novo". (Alain Fournier)
                                                        
            Avaliar alguém? Nada mais difícil! Os elementos apresentados, às vezes, são tão aparentes, inúmeras as contingências de errar que julgamentos precipitados são inevitáveis. Conhecer seu caráter, analisá-lo nas suas diversas facetas, estimar seus propósitos, aquilatar suas ações é algo que exige estudo profundo e prudência esmerada. Mais ingrata é a tarefa quando falta o original, quando se apresenta apenas o retrato (e onde encontrar um retrato fiel?), quando minguados são os testemunhos.
            Tais considerações nos surgem à mente ao trazer a lume a figura de Frei Tito Brandsma. Apenas pálidos reflexos de sua pessoa chegam até nós. Sabemos somente que "é um pedaço de homem magricela", sob cuja capa aparece o carmelita autêntico, o professor cativante, o poeta inspirado, o autor fecundo, o jornalista combativo, o prisioneiro de Dachau...
            Eis Tito Brandsma! Conhecimento tão superficial será suficiente para traçar-lhe o perfil? Indubitável que não! Algo, contudo, não requer maiores pormenores: apresentá-lo como exemplo. E isto limitado a um ângulo especial. Pode não ser o mais característico; não é, por certo, o mais sublime; desconhecer, porém, seu interesse atual é desprezar a realidade. O jornalista em Frei Tito merece ser focalizado. A importância da Imprensa (e mormente na sua forma mais difundida de jornalismo) é fato inegável e exemplos no seu exercício são indispensáveis. Alguns esclarecimento tirarão as dúvidas.
                         * * *
            Veículo das ideias, numa época em que elas medram, crescem avolumam-se de maneira vertiginosa, desponta a Imprensa como uma das conquistas vanguardeiras do progresso humanos. Meio aliciante atinge todas as camadas sociais. É o pão cotidiano de pobres e ricos. Sua influência é geral, sua penetração ostensiva.
            A Igreja, Tesoureira da Verdade, não pode deixar de acompanhar-lhe os passos. Não menospreza seu valor como não ignora os males que pode causar e o bem que pode promover. Eco de tal solicitude são as inúmeras advertências oriundas da Cátedra de Pedro. Citar documentos seria supérfluo. Basta reviver a figura saudosa de Pio XII. Não era este um dos pontos mais visados em seu pontificado no turbilhão de problemas que sua visão ampla descortinava? Patentear a importância da Imprensa, determinar os deveres do jornalista, indicar-lhes como bússola a Verdade, eram ítens constantemente agitados. E justamente por compreender seu papel preponderante na época presente estava compenetrado de sua necessidade para o Apostolado da Igreja. De fato nada mais eficaz... para promover uma ação intensa entre os fiéis, transmitir-lhes a doutrina da Igreja, alertar os espíritos contra as idéias insidiosas dos inimigos da verdade, evitar torne-se o homem semelhante a "caniços agitados pelo vento"... Esclarecer, alimentar, elevar os espíritos e os corações, eis a honra e a glória da Imprensa católica!
            Diante de tão nobre missão como não admirar os apóstolos abnegados da pena no seu labutar cotidiano para melhor servir à causa de Cristo? Como não apresentá-los como modelos nestes tempos tormentosos? Pio XII está aí a nos incitar: "Voltemos o nosso pensamento para tantos homens grandes, honra e glória do jornalismo e da Imprensa católica nos tempos modernos. Há mais de um século eles se erguem diante de nós como modelos de atividade espiritual; mais ainda: de suas fileiras têm saído verdadeiros mártires da boa causa, confessores valentes entre as dificuldades espirituais e temporais da existência. Abençoada seja a sua memória"!
            Frei Tito não pode ser esquecido. Nas suas veias corria sangue de jornalista e tal aptidão ele desenvolveu para defender os princípios cristãos. Não lhe era empecilho a sua debilidade física: uma vontade tenaz supria esta deficiência. Não lhe era contrário seu ideal carmelitano: no carmelita contemplação e ação formam uma simbiose de resultados fecundos. Não lhe eram óbices outras atividades: era antes fruto sazonado das mesmas.        Jornalista militante e adestrado conhecia a eficácia da arma que empunhava. E quando mais premente se lhe tornou o manejo, o jornalismo no incansável frade apareceu em toda a sua fortaleza: 1940. Holanda submergia no caos da ocupação nazista. Frei Tito, Assistente dos jornalistas católicos... A senda que ele trilhou nestes tempos seria digna de uma epopéia com a ressalva de que o fantástico ali não se imiscuíra, a realidade se apresentava nua e crua. Seguir-lhe os passos não é nosso intento. Mostrar-lhe o denodo seria supérfluo. Queremos apontar apenas um exemplo, o exemplo do jornalista católico que, em última análise, se reduz a esta fórmula lapidar e apostólica: "Non póssumus!" ("Não podemos!)
            Contra as idéias anticristãs do nacional-socialismo, frente às ardilosas manobras dos subvertedores da ordem, diante da coação imposta aos jornalistas católicos, o "Non póssumus" do pequeno monge é o sinal de alerta onde o silêncio é uma deserção: "Não, meus amigos, não podemos mais ceder. Já chegamos ao limite". Reflexo de tal atitude é a corajosa declaração dos bispos holandeses na carta de 16 de janeiro de 1942: nada de colaboração com os nazistas, é a ordem emanada das autoridades eclesiásticas.
            O "Non póssumus" de Frei Tito triunfara. Esta locução mágica, proferida pelos apóstolos e de que a Igreja jamais abdicou... invocada sempre com o mesmo timbre diante de imperadores, reis, governos, ideologias perniciosas... plasmadora de heróis e prenúncio do martírio ... o humilde carmelita sustentara e as conseqüências decorreram numa lógica implacável.
            Há um nexo íntimo, profundo entre este "Non póssumus" e Dachau, entre a intrepidez do frade jornalista e o Calvário. O defensor da Imprensa católica na Holanda não se intimidou ante a cruz. Morreu o homem, mas o exemplo permanece vivo nos nossos tempos. Abençoada seja a sua memória!
                         * * *
            No desencadeamento dos males que pesam sobre a humanidade erguem-se os espíritos e lançam-se à iniciativa: construir um Mundo Novo, eis a meta dos seus objetivos. É o ideal que acalentam os fortes quando se vêem envolvidos na catástrofe que cai sobre o seu "pequenino mundo". Idéia peculiar de tal fenômeno dá-nos P.H. Simon no seu dramático livro, "Os Homens não querem morrer": Expulsos do seu "pequenino mundo" da Iugoslávia, reduzidos à miséria, corações despedaçados, acantoam-se num pedaço de terra da Alemanha, esta mesma Alemanha que chorava sobre as ruínas de um sonho falaz. Unidos, enlaçados pelo mesmo ideal, esquecidos das rixas pessoais e ideológicas lutam todos para edificar um mundo novo que compensasse aquele que perderam. E fica-nos na memória a confissão de um destes entusiastas ao indicar a causa dos insucessos inevitáveis: "Não temos santos entre nós..."
            Construir um Mundo Novo... e nada mais necessário para tanto do que homens devotados a Deus, homens de oração. São almas cuja coragem incute estímulo aos que se deixam arrastar pela caudal do desânimo. São corações que pulsam para o alto e convidam os outros a elevar-se: "Sursum corda!".
            A pequenina Holanda, quando se viu amordaçada na sua liberdade, diante o esboroamento de seu "pequenino mundo", encontrou em Tito Brandsma o homem providencial, o exemplo de vigor na luta contra os grilhões que a  acorrentavam.
            Não se confina, porém, à pequena nação o seu exemplo. Tais exemplos de fortaleza e destemor são universais: destinam-se a todos e são postos à imitação de todos. Sob a égide da Igreja esta universalidade atinge o máximo grau: nela há uma estreita união, uma solidariedade íntima entre seus membros que os faz pairar acima dos limites estreitos de uma nação e os coloca num âmbito internacional.
            É sob este prisma que o exemplo de Frei Tito se apresenta. Ainda mais numa época em que profunda é a aversão contra os cerceadores dos direitos essenciais da pessoa humana, contra o jugo totalitário dos acorrentadores da liberdade. E foi justamente contra este jugo que os seus esforços se dirigiram em sua Pátria. E aí o jornalista, na sua pessoa, desempenhou um papel preponderante que o transforma num exemplo, exemplo de uma necessidade incontestável para um intuito por muitos proclamado, mas que só a Igreja possui os meios de realizá-lo: construir um Mundo Novo, aspiração cujo significado surge espontâneo - "Instaurare omnia in Christo" (Em Cristo renovar o Universo inteiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário